Recentemente aqui:

terça-feira, 2 de abril de 2013

DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO



Hoje é dia mundial da conscientização do Autismo, e eu fiquei pensando enquanto observava os números abaixo, em quantos autistas não diagnosticados nós conhecemos, em quantos conviveram conosco na nossa infância, e em quanto era difícil pra eles não serem entendidos.


Gente, ainda hoje pouco se fala sobre autismo, ou quando se fala e com uma carga de pré julgamentos que já detona a pessoa de cara, ou então confunde-se autismo com loucura.
Infelizmente, não posso falar muito sobre o autismo, pois não conheço ninguém por perto.
Mas, posso falar muito bem, sobre a Síndrome de Asperger, que é uma vertente do autismo, embora o seu dia não seja hoje, e sim comemorado em 18 de fevereiro.
Meu enteado é aspie, e tem a maioria dos sintomas descritos abaixo, dentre eles, vou destacar os que mais convivo:



  • Tem um interesse acima da média sobre determinados assuntos, e quando isso ocorre, eles pesquisam e dão shows até nos mais experientes
  • Algumas manias chatas, por exemplo, teve uma época que ele tinha muitos chinelos, ainda tem essa mania, mas hoje em bem menas quantidades
  • Quase sempre os aspies tem TDAH, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade
  • Não gosta de mudar de rotina
  • Não entende ironias e palavras em duplo sentido
  • Sinceridade acima da média, e nenhuma noção do certo e errado, pode por exemplo, arrotar na mesa e achar graça, como se fosse normal...pode falar que a pessoa é muito feia...esse tipo de coisa, que deixa o acompanhante constrangido
  • Se irrita com muita facilidade, mas também sabe ser muito carinhoso
  • Tem poucos amigos, e aquele especial que não desgruda.


  • Precisam fazer acompanhamento psiquiátrico e psicológico, mas podem  e devem estudar em escolas "comuns", até mesmo para promover a desigualdade.

    Eu sou contra todo e qualquer tipo de pré-conceito, e já vivi na pele o preconceito em relação ao meu enteado.
    As pessoas esquecem que ninguém está livre de nada, tudo pode acontecer conosco.

    Deveríamos parar de julgar e tentar entender melhor o nosso semelhante.

    Essa é minha participação no dia de hoje.
    Todas as fotos foram retiradas do facebook.

    Beijo azul no coração de vocês.

    Jack

    4 comentários:

    1. amei a postagem.. e eu tbem sou livre de qquer tipo de preconceito e acho um absurdo esse mundo preconceituoso em que a gente vive.. bjokas lindeza e uma ótima quarta

      ResponderExcluir
    2. Oi Flor
      Amei a Postagem e adorei te conhecer

      Beijos no seu Coração da sua mais nova Amiga

      Andrea

      ResponderExcluir
    3. Olá Jack, passei p/ agradecer a visitinha e o carinho no meu blog.
      Fiz um passeio por aqui e gostei muito do teu e claro que já fiquei te seguindo né?

      Espero que seja o início de uma grande amizade...

      Bjsssssss e muito sucesso

      ResponderExcluir
    4. Convivo com o filho de um amigo que é autista, ele me adooora, a maneira dele demonstrar carinho por mim é me descabelar, passar a mão no meu rosto, depois deitamos na cama (lugar preferido dele) e ouvimos Imagine de John Lennon, é assim que ele demonstra que gosta de mim.

      Obrigada pela visitinha, adooorei, bjus

      ResponderExcluir

    Sejam bem vindos e,
    Obrigada por visitar meu cantinho e deixar aqui o seu comentário.
    Grande beijo.